terça-feira, 30 de agosto de 2011

Nuances da Vida - II

Olha Seu moço, pra ser bem sincero eu num tenho nada a reclamar não. Por mim mesmo eu num ia nem dar queixa, mas quando eu acordei tudo já tinha se resolvido por sí só... E essa Dona né?Que Dona mais caridosa né? Acho que ela é uma das pessoas mais boas que eu já conheci na minha vida, ela mudou a minha vida pra melhor, pra muito melhor.
Antes Seu moço, eu num tinha nada, quer dizer, eu tinha perdido tudo, num dei valor à vida que tinha, desprezei minha família, meus amigos, meu trabalho, tudo. Mas aí essa Dona caiu do céu e mudou minha vida da água pro vinho. Foi um anjo que caiu do céu!
Seu Emanuel, acalme-se Se Emanuel. Eu chamei o senhor aqui somente para dar mais alguns esclarecimentos sobre o dia do acidente, não é para dar queixa. Devido 'a gravidade do acidente, o senhor tem direito a uma indenização por danos físicos e a uma pensão do Estado por invalidez, devido ao fato de o senhor ter ficado paraplégico. É isso o que manda a lei. Seu advogado já entrou com os papéis junto ao INSS e a indenização já foi paga, espontâneamente, pela Dona Miriam, além do seu tratamento, o qual ela também faz questão de pagar.
Então Seu Emanuel, o que eu queria do senhor agora é que o senhor respondesse algumas perguntas, que eu não pude fazer enquanto o senhor estava no hospital, somente para que no's possamos encerrar o inquérito e fechar o caso, tudo bem? Então vamos lá.
Seu Emanuel, onde o senhor se encontrava na noite de domingo do dia doze de outubro de 2010?
Como o senhor já sabe, que eu ate tenho umas passagens por aqui, eu morava na rua e dependia da ajuda dos outros pra comer, pra tomar banho, pra não passar frio, enfim, pra viver né? Aí, todo dia a noite eu passava lá no hotel pra ver se tinha sobrado alguma comida da janta pra mim, que sempre que sobrávamos o dono do hotel me dava. Comida boa...
Sim, prossiga.
Então, nesse dia eu tava entrando no hotel pra ver se tinha alguma coisa pra mim. Tinha acabado de atravessar a rua quando tudo aconteceu.
Certo. E antes disso, o senhor se encontrava aonde, fazendo o que?
Ah! Antes disso eu tava por aí, andando na rua, pedindo uma grana pra garantir a água né?
O senhor encontrava-se embriagado?
Não, ainda não. Eu tava juntando as moedas pra beber depois de comer. Eu sempre vazia isso porque se eu bebia antes de comer, eu acabava dormindo e acordava de madrugada com fome. E de madrugada é mais difícil arranjar comida.
E a sua família, o senhor esteve com a sua família neste dia?
Olha, pra ser bem sincero, fazia alguns anos que eu não tinha com a minha família. Desde que eu fui posto pra fora de casa e o juiz falou que se eu incomodasse eles de novo eu podia ir pra cadeia, por causa lá daquele lance que eu tinha bebido demais e bati na minha mulher e no meu filho, eu nunca mais falei com eles. Às vezes eu passava lá na frente da casa e ficava olhando, mas minha mulher e meu filho logo me botavam pra correr.
Pra você ver né Seu moço, até isso essa Dona me devolveu, agora a minha família voltou a falar comigo. Meu filho foi me buscar no hospital e me levou pra casa. É um milagre!
Bom, continuando, no momento da queda, o senhor percebeu o que acontecia ou foi pego de surpresa?
Fui pego de surpresa Seu moço, nunca imaginei que uma pessoa poderia cair em cima de mim. Além do mais, eu tava de costas, porque antes de cair em mim, disseram que a Dona bateu nos fios de alta tensão.
Disseram ou o senhor viu?
Disseram lá no hospital quando eu acordei. Eu tava de costas, só ouvi um barulho, mas nem me importei.
Logo depois da queda, do que o senhor se recorda?
Eu lembro que eu cai e ela ficou em cima de mim, e eu gritava de dor, e o pessoal corria gritando até a gente pedindo ajuda.
E depois disso?
Depois disso a ambulância chegou e eu fui lavado pro hospital.
O senhor conhecia a Dona Miriam?
Não, nunca tinha visto na minha vida. Aliás, achei uma judiação quando me contaram direito o que aconteceu no hospital? Uma moca nova, bonita, rica, né?
E o que contaram para o senhor no hospital?
Ah! Falaram que a Dona era muito rica e que ela tinha saído de casa falando que ia viajar por um longo tempo, mas que ela tinha feito reserva só de um dia no hotel. Disseram que ela pediu uma sopa pro jantar e uma água com gás. Nada de álcool. Ficou lá no maior silencio, no sétimo andar com sacada pra rua, fumou alguns cigarros e bem na hora que eu tava passando ela se jogou da sacada, na tentativa de se matar, mas ela bateu nos fios e depois caiu em cima de mim. Disseram que ela quase não se machucou, só ralou os joelhos e quebrou um braço. Já eu, que tava passando de boa, fiquei paraplégico. Hehehehe... a vida e' engraçada, né?
Falaram mais alguma coisa que o senhor se lembre e ache relevante?
Ah! Falaram também que ela deixou um bilhete dizendo que amava os pais dela e pedindo perdão pelo que ia fazer, mas não dizia o porque que ela ia se matar. O senhor com ela não falou Seu moço? Porque uma moca dessas faz isso?
Isso só Deus sabe...
Oh, mas eu num to reclamando não. Imagina, se não fosse por ela ter pulado e caído em cima de mim, minha vida num ia estar tão boa. Não posso mais andar, mas voltei pra casa, minha família me ama de novo e com o dinheiro que recebi vou poder dar uma vida melhor pro meu filho, diferente da minha. O médico ate falou que se eu me esforçar e fizer os exercícios direito eu ate posso voltar a andar. Mas eu não sei se quero não, sabe?! Porque assim eu não vou mais conseguir bater em ninguém quando beber demais e o juiz não vai me mandar embora de novo. Eu sou muito grato a Dona... dona Miriam né? Sou muito grato ao que ela fez por mim, viu?!
Bom senhor Emanuel, acho que podemos encerrar por aqui. Qualquer coisa eu mando chamá-lo novamente.
Obrigada Seu moço.
De nada. Se cuida e vê se para de beber.
Hehehehe...

Por Elita de Abreu, em 26/07/2011.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Quadratura

Inquietação, agitação, movimentação.
O céu, mutante, em sua constante transição.
O despertar da aurora numa nova vibração,
Acordou com energia os regidos por Escorpiao.
Logo imaginei, a Lua mudou de posição.
Sim, a Lua minguante surgira.
Ora pois, mas Aquário estava ainda na mesma sintonia,
Sem pressa,sem ansiedade, sem agonia.
Não era a Lua que esta revolução regia.
Mas algo no céu mudou, pois Peixes também reagiu.
Segundo os astrólogos era o Sol, que estava em Leão,
Movimentando todos os signos de água,
Deixando tal como estavam os de ar,
Acalmando os de terra
E os de fogo a ajudar.
E', o Zodíaco não mente,
Os astros estão a conspirar!

Por Elita de Abreu em 28/07/2011.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Bloqueio

Impossibilitada de exprimir,
de deixar fluir,
sentimentos que estão a ir e vir,
tenho vontade de chorar e de sorrir.

Não é acomodação,
nem mesmo contentação,
não me falta emoção,
onde está minha inspiração?

Meu coração bate apertado,
encantado com as novas cores,
entediado com os antigos ditados.

Minha mente vislumbra novas idéias,
concretiza ideais utópicos,
mas minhas mãos ignoram toda essa odisséia.

Por Elita de Abreu. (16/08/2011.)