domingo, 16 de outubro de 2011

Atacama

Ao deserto enfim cheguei,
Com lagrimas nos olhos
Em ver a imensidão
De cores e formas
Que estava por conhecer.

Na beleza do vazio,
A música do vento pude ouvir.
Dancei à luz do sol,
Até ver de suas cores
Estrelas a surgir.

Da secura da terra,
Dos temperos das lagoas,
O frio, o calor, não o morno.
Sensações extremas 
Foi o que senti.

Fui só.
Fui grande.
Fui pequena.
Fui o bastante.
Sou errante.

Diante de tanta adversidade,
A diversidade,
Variantes sotaques,
Diferentes sonhos,
Terra: a Universidade.

Imagens marcantes,
Natureza desconcertante,
Sol, Lua, Vênus.
O céu da noite
Não é o céu do dia.

O balé dos Flamingos,
Brancos, pretos, rojos.
As lagunas e os vulcões,
El Salar y sus ojos,
Aclimatando os corações.


Subindo cada vez mais,
Uma linda vista panorâmica.
Bate a Puna!
Coração saltitante,
Dor de cabeça latejante.

O deserto é para poucos.
O deserto é para loucos.
Muitos vem em busca de sí,
Muitos chegam e perdem a sí.
O deserto está por aí.

Tomei banho de Sal
Para afastar o mal olhado,
Tomei banho de Lua
Para ganhar o amor desejado,
Purifiquei-me nas termas: águas medicinais.

Busquei a cura para minha alma,
Tentei com o vento,
Suas arestas aparar.
Mas que tola fui,
A esqueci em outro lugar...

Foi o corpo quem provou do deserto.
(É ele quem diz o que é certo)
De que adianta o Projeto ALMA,
Se a Razão decide,
Que o Coração é incerto?

E assim vou- me indo,
Da mesma forma que cheguei:
Deslumbrada com o Criador,
Por ter visto que mesmo em tamanha aridez
Há de nascer uma bela flor!

Por Elita de Abreu.

2 comentários:

  1. Puxa, vc foi até o Atacama?
    Que bacana!!
    Tenho muita vontade de ir até lá! E também nos desertos de sal na Bolívia!

    E sua poesia esteve à altura da beleza do lugar! :)
    Espero que vc encontre a "cura" que vc procura.

    ResponderExcluir
  2. Não sei comentar poesia mas vim dar um oi.

    ResponderExcluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!