quinta-feira, 27 de maio de 2010

CENAS (IR)REAIS DE UM MUNDO REAL

Hoje vou contar a vocês a cena que vivenciei semana passada.
É impressionante o que pode acontecer a uma pessoa educada numa sexta-feira, saindo do metrô no horário de pico (às 9 horas da manhã) no Rio de Janeiro.
Eh Oh Oh Vida de Gado...
Estava eu saindo do metrô tranquilamente, sonhando com o fim de semana, eu diria até feliz pois amanhã seria sábado, me deixando levar pela correria da multidão. Para quem nunca vivenciou o momento em que o metrô do rio de janeiro chega na estação Carioca (centro da cidade) às nove horas da manhã, a sensação que se tem é de que abriram a porteira e o gado (nós) vem a toda para subir as escadas, atropelando tudo e a todos, na maior euforia.
Melhor idade, menor maturidade...
No meio desse empurra- empurra, avistei loga a minha frente um velhinho de uns 70 anos, todo tranquilo, lendo o seu jornal na frente da escada rolante. Quando ele viu aquela multidão correndo na direção dele, ele logo se apressou para subir na escada rolante. O detalhe é que o velho ficou no meio da escada, ou seja, sem dar passagem aos mais apressadinhos, sem apoiar no corrimão, tranquilamente a ler o seu jornal.
Balança mas não cai...
O problema, é que as pessoas estavam com pressa e davam o seu jeitinho para ultrapassar o velhinho e continuar a corrida, e eu bem atrás dele pacientemente...Foi quando alguém passou esbarrou nele, não vi direito, pois qdo vi o velho estava quase caindo e eu e uma garota do lado dele tentávamos ajudá-lo a ficar em pé.
Gentileza nem sempre gera gentileza...
Ao sair da escada, fui atrás do velhinho para perguntar se estava tudo bem, se ele precisava de ajuda e qual não foi a minha surpresa...O velho gritou comigo, me mandou pro inferno, e ainda disse que ia enfiar a mão na minha cara, e de fato levantou as mãos para tal. Se não fosse um garoto que acompanhou a cena intervir, eu teria apanhado do velho!!! Dá pra acreditar???
Pois é nem eu acreditei...
Bem vindo à realidade...
Gente, juro, saí do metrô achando que meu relógio ia despertar e eu acordaria. Tudo bem que o velho ficou assustado porque quase caiu, mas eu não tive culpa, e mesmo que tivesse, eu o ajudei a se levantar e em seguida fui perguntar se estava tudo bem, e aí, simplismente quase apanho...Aposto que se fosse um marmanjão o velho ia dizer:"Num foi nada meu filho..."
Velho machista!
Pós-conceito...
Depois disso tudo, eu que já tinha várias ressalvas com os velhinhos, agora então...
Se eu vir um velho(a) cair na escada rolante eu passo por cima e deixo rolar... Não por que não passa de um velho, mas vai que eu apanho depois né?!
Sério, depois fiquei pensando, porque um velho aponsetado, que não tem nada para fazer, resolveu pegar o metrô justo no horário de pico? Se ele esperasse mais 20 minutos já estaria mais tranquilo!
Respeite os mais velhos...
E ao pensar nisso me lembrei de todos os velhinhos, folgados, que tem o dia todo pra ir ao banco, mas vão na hora do almoço, único horário que quem trabalha pode ir ao banco, e exigem atendimento preferencial.Lembrei também dos velhos que reclamam da falta de respeito dos mais novos, mas são incapazes de se levantarem do seu banco preferencial para dar lugar a uma mulher grávida ou com criança de colo, mesmo que tenham acabado de fazer 60 anos ou tenham uma ótima saúde ou vão saltar na próxima. Lembrei disso e de muitos outros fatos, que somados ao que vivi me fizeram concluir que esse lance de respeitar os mais velhos só pode ser piada neh?!
Eu respeito sim, todos os cidadãos, mas desde que seja mútuo, caso contrário, como diria meu amigo Torão: "Ema, ema, ema, cada um com seus problemas".

2 comentários:

  1. Por favor, não vamos generalizar para o pior!

    Há tantos velhinhos tão sozinhos, tão carentes por afeto, que ficam tão gratos por qualquer "bom dia", "como vai?", "tudo bem?"!

    Há tantos velhinhos que recebem uma mixaria de aposentadoria e são obrigados a continuar trabalhando pra sobreviver, são forçados a continuar pegando o metrô no horário de pico!

    E há tantos velhinhos também que não aceitam sua oferta de ceder o seu assento para eles, às vezes até só por orgulho, mas querendo mostrar que ainda tem a sua força, que ainda estão vivos!

    Pessoas machistas, ingratas, etc. existem em todas as idades. Pegar alguém assim e extrapolar para todo um grupo é muito triste, e injusto.

    Já tem tanta gente que acha que nunca será velho e os trata com tanto desprezo, impaciência... não ajude esse pensamento!

    ResponderExcluir
  2. Ah, vc tem razão, não podemos generalizar, mas que tem velhinhos folgados tem, hahaha...
    Mas o fato é que não deixei de ajudar ninguém pelo ocorrido, só fiquei um pouco mais na defensiva, afinal, minha mãe também é idosa ( e de vez e quando também extrapola hahahaha).
    Temos que ter paciência né?! Fazer o quê?...rs

    ResponderExcluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!