quinta-feira, 12 de setembro de 2013

E foi assim que a aula de hoje começou...

(A matemática fica cada vez mais pesada, os conceitos físicos são cada vez mais exigidos, a natureza cada vez mais complexa, o numero de parâmetros vai aumentando, e os alunos cada vez mais preocupados com a prova...)

Vejam bem, o meu objetivo não é preparar vcs pra prova. Este é o seu objetivo, vc tem q se preparar para ela.
Eu vou te testar? Sim, eu vou te testar, mas de forma alguma eu estou aqui para treina-los para uma prova.
Meu objetivo é ensinar a física do problema, como a natureza se comporta e como usamos a matemática para descrever isso.
Vc tem q saber a matemática, o q é um delta de Kronekel e quais as propriedades do delta de Dirac. Eu posso te mostrar tudo isso. Eu já te mostrei. Mas é vc quem tem q entender, não eu.
Vc precisa da matemática pra entender as relações das propriedades física, a natureza.
Quanto isso é importante?
Eu não sei. Nós estamos falando de mim ou de vcs?
Todos vcs aqui tem o mesmo objetivo?
Eu acho q não... Então o quanto isso é importante depende de cada um. E é o grau de importância q cada um dá q vai definir se vc entende mais ou menos sobre um determinado assunto.
Parece complexo? Sim, da primeira vez que vc vê, e dependendo do seu background, é complexo.
Mas se vc tenta entender, se encarar o problema 100 vezes por dia, vai ficando mais fácil.
E é bom lembrar que medir uma amostra 100 vezes com o mesmo equipamento, cada medida de uma vez, é diferente de medi-lá com 100 equipamentos diferentes de uma só vez, embora no fim vc terá 100 medidas.
Tente outra vez, busque em um livro, busque em outro, mas insista.
Se isso vai te ajudar no futuro? Eu acredito q sim, e é por isso que eu quero q vcs entendam o conceito e não q saibam aplicar formulas.
O conceito é mais importante, até porque todas as formulas estão erradas, são aproximações. Funcionam em muitos casos, mas falham na maioria.
Pensem sobre o q é dito na aula, questionem-se. É isso o q eu vou cobrar de vcs, é isso q o seu futuro chefe vai te cobrar na entrevista de trabalho.
Ele não vai te perguntar qual equação vc usaria para solucionar um problema, e ele não espera que vc de uma equação como resposta. Ele quer saber o quanto vc sabe conceitualmente sobre aquilo.
Se vc entende o conceito, se entende a física do problema, então vc pode tentar modelar a natureza. Tentar apenas. E vc vai falhar.
Mas se vc não entende o conceito, então não vai nem tentar. Por onde vc começaria se vc nem sabe o q esta acontecendo físicamente?
Mais uma vez, o meu objetivo não é te preparar pra prova. Esse é o seu objetivo e vc tem que passar.
O meu é te passar algum conhecimento. E acreditem, o meu objetivo é mais difícil q o seu...

Admirável! Pura verdade, embora muitas vezes dolorida. O q somos e o quanto sabemos só depende de nós mesmos. Nós escolhemos as nossas prioridades. Nós somos responsáveis por aquilo q nos tornamos. Nós, e não os outros!


3 comentários:

  1. Cara, muito foda. É uma dose de inspiração direto no peito, com uma agulha cavalar e sem anestesia. Obrigado por compartilhar.
    E coloca um "s" no final do "mesmo", na penúltima linha.

    ResponderExcluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!