quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Vale a pena ver...

De cair lágrimas. Sensível e ácido ao mesmo tempo. Para os descrentes e crentes da psicologia.
Tudo é uma questão de modelo, das experiências que cada um teve. Não há verdade, tudo é uma questão de sobrevivência.
Mas ainda há esperança, há como melhorar.
Esse experimento deveria ser realizado em todas as escolas.


Razões para Acreditar (clique no link para assistir).




2 comentários:

  1. É um choque de realidade bem profundo. No começo eu achei que todas as crianças beneficiadas aprovariam o novo regime, então aquelas manifestações contrárias foram muito surpreendentes. Como pode uma criancinha de 8 anos argumentar contra algo que instintivamente lhe faz bem? A postura delas foi madura até mesmo para a maioria dos adultos que eu conheço. É lindo ver brotarem alguns focos de senso coletivo.
    Eu discordo da professora na segunda parte do experimento. Eles pareciam estar cientes do que tinham que fazer e executaram bem o papel de pequenos discriminadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É q na verdade elas sabiam q não lhe faziam bem. Os argumentos que elas usaram é tão lógico... algumas teriam q perder os amigos e outras simplesmente entenderam q iriam crescer e focar altas, e então passariam a ser "burras". Só nós adultos é q não enxergamos isso e ficamos tentando o tempo todo se dar bem, apesar do outro. Brasileiro então é um expert nisso...
      Sobre o comportamento das crianças na segunda parte do experimento. Bem, sob o seu ponto de vista faz sentido, elas simplesmente cumpriram a tarefa que lhes foi dada. Mas sinceramente, eu acho q bateu um sentimento instintivo de vingança nessa hora, que falou muito mais alto que a compaixão de ver alguém passar por um sofrimento que vc já passou. Eu particularmente, fiquei mto triste em ver que elas foram mais agressivas que as crianças do primeiro grupo. Porém é difícil julgar, pois elas partiram de um pressuposto totalmente diferente do primeiro grupo, que nunca soube que se tratava de uma brincadeira.
      Tem alguns estudos na área de pscicologia que mostram que as pessoas, submetidas a uma encenação de carceragem, são mais cruéis do que quando não sabem que se trata de uma mera encenação.
      Vou pegar a referencia certinha com um amigo pra publicar no blog. Talvez este possa ser mais um dos temas para os meus ensaios... quem sabe?

      Excluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!