terça-feira, 22 de outubro de 2013

Por que Amor?

Por que me completa?
Não, não posso acreditar que falte algo em mim, 
muito menos que seja isso que me faça amar.
Definição muito comercial para algo tão espiritual.

Por que conhece os meus mais sórdidos defeitos,
meus vícios, meu demônios,
Ainda assim está ao meu lado?
Condição necessária,
mas não suficiente.

Porque és como um espelho mágico,
não desses que reflete aquilo que se quer ver,
ou o que está acostumado a ver,
muito menos o meu oposto.
E sim, porque quando olho pra você,
vejo o melhor de mim dentro dos seus olhos.

Por Elita de Abreu, 22/10/2013.

4 comentários:

  1. Acho que esses "Por que" no começo das frases não devem ser separados. O sentido que eles passam é de tentar descobrir o motivo de completar, quando a tua intenção é questionar uma hipótese. Se usar apenas "Porque", se espera que seja uma resposta, como na última estrofe. E agora, José?

    Poesia linda e muito inspirada. É sutil e deve ter um significado bastante particular, como sempre.
    Sem querer me intrometer demais: como seria olhar nos olhos alheios e ver o melhor e o pior de si? Seria menos amor?

    ResponderExcluir
  2. É, eu tb tive dúvidas a respeito desses "por que", mas aí procurei na internet a achei que junto era pra resposta separado pra pergunta e com acento qdo indica a motivação. Acreditei na regra...
    Se encontrar um diferente q me convença, fique à vontade para enviar, como sempre digo e gosto de frisar: CORREÇÕES SÃO SEMPRE BEM VINDAS!

    Hum... não sei responder a sua pergunta, mas o que eu quis dizer com olhar nos olhos e ver o melhor de sí, na verdade quer dizer que é ver o outro e o que vc ama no outro, entende?!
    Vc não se vê, mas vê o outro, nota a presença dele, e vê q ele é maior q vc. Tipo o EU sai de cena...
    É como se o o melhor de vc fosse qdo não há o vc (o eu), pq aí vc se entregou por inteiro, acho q isso é amor...
    Ah sei lá, é difícil explicar poesia, mesmo qdo foi vc que fez, pq falamos de sentimento e daí as melhores palavras q encontrei para explicar isso foi a própria poesia.


    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi uma vez que falar sobre amor é como dançar uma arquitetura: não faz sentido.

    A minha confusão é sobre ter uma leitura do que é ruim no outro, e não apenas do que o faz bom pra ti. Será que nesse caso há uma entrega incondicional?
    As tuas poesias são muito boas e oferecem uma interpretação nova a cada leitura. Hoje eu já acho que tu tá falando da tua mãe. ; )

    O problema de comentar aqui é que eu acabo enchendo tua bola, e aí tu fica metida. =P

    ResponderExcluir
  4. Acho que não só de amor, mas de sentimentos em geral...

    Tb acho q a gente sempre está lendo o que é bom e o que é ruim no outro, até em sí próprio na verdade. As pessoas não são só boas ou só ruins, e isso tb muda com o tempo, com as novas experiências e o nosso amadurecimento. Tem coisas q antes achava boas em mim e hj não acho, como fato de peitar tudo hahaha E tem coisas que antes achava muito ruim e acho acho bom, como o fato de ser um ponto fora da curva.
    Eu não sei se cabe em amor, ou em qualquer outro sentimento, a palavra incondicional. Qdo ouço isso acho uma viagem, uma utopia! Acho que cabe sim um entrega, mesmo que dentro de certas condições. Parece racional, e é, mas é que os sentimentos tem a sua própria lógica, a sua própria razão, mesmo que a gente não entenda ou concorde, mas ela está lá condicionando-os.

    Sobre essa poesia em específico, eu não estou falando de ninguém, estou falando de mim, mas falar de mim tb é falar de tudo que faz parte de mim, então de alguma forma tb estou falando da minha mãe...

    E pode ficar sussa, que não vou ficar metida com isso. Ei fico feliz quando alguém curte o q eu escrevo e tb qdo não curte, pq aí sei q mexeu com a pessoa, que a tocou em algum lugar... E aí fez-se arte! rs
    Mas eu escrevo sem essa pretensão, escrevo pq gosto, pq me faz bem, pq é uma forma de por pra fora os meus demônios... Eu escrevo desde quando não sabia escrever...

    Vou publicar minha primeira histórinha um dia desses. Eu tinha uns 2 anos. Ditei e minha mãe escreveu, mas fui eu quem pediu pra ela escrever. Muito figura neh?! hahahahaha...

    ResponderExcluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!