segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Perguntas para as quais eu sempre quis saber a resposta

1- Pra onde o universo está se expandindo?
2- Buracos negros são quentes ou frios?

24 comentários:

  1. Haha outra vez eu escrevi e perdi tudo.

    Essas perguntas não têm mais sentido do que perguntar o que havia antes de deus, pra quem acredita. O pior é que os cosmologistas juram que a expansão só afeta galáxias e clusteres de galáxias, então a lua nunca estará mais distante da Terra apenas pela expansão do universo, por exemplo.

    Sobre o buraco negro, o Stephen Hawkings mostrou que existe aniquilamento de partículas nos limites dos buracos negros e consequente emissão do seu conjugado. Com isso pode haver perda de massa e de energia, o que só pode significar que ele seja quente. Mesmo assim é difícil pensar em temperatura quando não se pode medir a radiação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não quero entrar no mérito Deus, pq isso envolve crenças, e contra a fé não há argumentos.
      Mas, partindo da minha definição de Deus (cristã-espírita), não se questiona o que vem antes dele, pois ele é onipotente, o que significa que ele pode TUDO, e isso significa que ele tem o poder de criar algo do nada, sem que se necessite uma causa ou um por quê.

      Excluir
    2. Agora outra pergunta que me veio porque a expansão só afetaria asas galáxias?
      Outra coisa, que foi até a origem das perguntas, é que eles dizem que o universo está em expansão pq a sua temperatura está diminuindo. Isso não poderia ser efeito dos buracos negros que estão aumentando e absorvendo cada vez mais matéria? E a matéria escura, onde entra nessa conta. Não poderia ser simplesmente q o universo está morrendo? Toda a matéria foi consumida, de alguma forma, e daí deixou de ter massa?
      Muito curioso

      Excluir
    3. E é por isso que eu abandonei um pouco a minha crença em deus. As respostas que nós temos fazem eu me sentir como um cão sendo adestrado. Prefiro ter um deus apenas pra me confortar, caso eu não seja forte o bastante pra aguentar as porradas da vida, mas nunca para explicar as coisas como elas são.

      Excluir
    4. Viu, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. A religião é que usa Deus para explicar as coisas e também só passou a fazer isso, no caso da católica depois que se viu perdendo o seu poder, pois sim a religião e não Deus, usava do conhecimento para manipular as pessoas.
      E convenhamos, há muuuuitas religiões e muitos deuses diferentes pelo mundo, então não dá para para generalizar.
      Mas enfim, fé é fé, e esta tb não tem nada a ver com religião. Conheço muita gente de fé que não tem religião e muito religioso que não tem fé nenhuma!

      Excluir
    5. Já leu American Gods? Tem umas coisas legais sobre deuses, e é bom de ler. Se puder, dá uma olhadinha.

      O universo está expansão porque as medidas astronômicas mostram que galáxias mais distantes se afastam com maior velocidade. O primeiro palpite era oposto: a rápida expansão inicial deveria ser freada pela atração gravitacional. E não existe um espaço pronto para as galáxias irem. Este espaço ainda está sendo criado pela singularidade que deu origem a ele, e o "raio" aumenta na velocidade da luz. Nesse caso, não havia espaço antes do big bang, não como nós o conhecemos.
      É tão confuso e sem sentido quanto pensar que deus é onipotente e criou TUDO do nada, inclusive ele próprio.

      Excluir
    6. Li não, mas vou ler agora que estou oficialmente de férias hahahaha...

      É tipo Deus e o Universo são bem parecidos né?! rs...
      Mas é confuso!

      Excluir
  2. Também me pergunto pra onde o Universo se expande. Deve ser uma pergunta equivalente a "o que tinha antes do Big Bang?"
    Os buracos negros seriam quentes ou frios comparados a que? Nossa temperatura? Acho que são quentes porque absorvem matéria e não liberam. A não ser que... deixa pra lá rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Muito curiosa a resposta dos dois no que tange à expansão do universo. Notaram que, ao perguntar pra onde vai ambos se perguntaram de onde veio.
    Achei isso tão peculiar, que me questionei: pra onde vamos depende de onde viemos? Quer dizer, seguimos um lógica? O universo tb tem que seguir esta lógica? Determinismo? Criacionismo? Fractal?
    Curioso...
    Vou pensar melhor sobre isso.
    ------
    Eu tb acho q os buracos negros são quentes, mas nunca ouvi ninguém afirmar e além disso me pergunto, se são quentes ( comparados à temperatura do universo que é próxima de zero graus) pq não detectamos ele dessa forma ao invés de só através do desvio da luz ( que tem a ver com o campo gravitacional que é deformado pela massa deste)?

    ResponderExcluir
  4. Um buraco negro surge com o colapso de uma estrela de M > 10*Msol, chamado de Supernova, com T ~ 10^9 K, e ~90% da massa é expulsa, inclusive elementos pesados como o Ferro. O que sobra pode ser uma estrela de nêutrons ou um bucaro negro. Eu não consigo pensar em nada frio, com esse histórico!
    Mas como um buraco negro não emite radiação, e como no horizonte de eventos tudo está parado, não faz muito sentido falar em temperatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Acho q a minha pergunta nunca foi o que era um buraco negro ou como eles surgiam, mas obrigada por esclarecer a física aqui rs...
      A pergunta é: eles são quentes ou frios?
      E não sei pq não faz sentido falar de temperatura... Só pq não dá pra medir (por enquanto)?
      Que eu me lembro, falávamos de neutrinos antes de medí-los...

      Excluir
    2. Felizmente tu não é a única que lê o blog, e falar apenas que o histórico do buraco negro é quente ficaria muito vago! Enquanto escrevo isso, estou te xingando mentalmente, mas logo passa! Sempre passou. ; )

      Neutrinos apenas fecharam as contas de conservação de momento e energia, não é? A medição era um passo que seria dado em algum momento. Não é um bom exemplo!
      O buraco negro é quente pelo histórico e pela energia, mas é frio pela emissão. Por isso, filosoficamente, fica sem sentido.

      Excluir
    3. A professora de cosmologia usava essa analogia: como eu posso ter certeza que a árvore caiu na floresta se eu não ouvi o barulho? Só porque alguns passaros voaram, ou porque a drenagem pluvial foi levemente alterada? Quem garante que lá tinha uma árvore? Supondo que tivesse, ela tinha o tronco grosso ou fino? Aí tem toda a atração gravitacional, e depois tem os discos de acreção e os gamma ray bursts, mas nunca alguém vai medir de verdade um buraco negro, não com a física que nós conhecemos hoje, porque ele é muito silencioso.
      Bom, os neutrinos são silenciosos, mas eles também falam.

      Excluir
    4. Errado, filosoficamente é só filosoficamente é que está pergunta faz sentido, e vc acaba de comprovar isso com os seus dois comentários.
      Talvez logicamente, ou fisicamente, é que não faça sentido.
      Mas se eu tenho essa dúvida, e não, toda a demonstaração do seu conhecimento, ainda que superior ao meu, não foram capazes de me convencer que minha pergunta não faz sentido. Toda pergunta faz sentido. As respostas nem sempre.
      Perguntas mudam o mundo, alteram o foco e reposicionam o ponto de vista, não as resposta.
      Mas entendi o q vc quis dizer: tu não sabe se o buraco negro é quente ou frio, e tb pouco se importa com isso.
      Ta no seu direito, não vou questionar!

      Excluir
    5. Sobre os neutrinos, eles falam hj. Por muito tempo foram mudos. Os buracos negros tb podem ser mudos hj, mas, diferentemente dos neutrinos, eles não vieram de uma conta, e sim de um experimento ( observação) portanto falam, só precisamos entender!
      Boa professora a sua... Melhor que os meus!

      Excluir
    6. Só mais uma coisinha, seguindo a linha da sua professora. O neutrinos fechava as contas do modelo padrão, que, como o próprio nome diz, é uma modelo, uma hipótese, que poderia estar certa ou não.
      A busca frenética em medi-lo tinha muito mais a ver com refutar o modelo que com o fato de eles realmente existirem.
      Agora pode me xingar em voz alta hahahahaha

      Excluir
    7. Refutar é a maior busca do cientista, não é?
      E tu tens razão, é a resposta que não faz sentido. A pergunta não é uma entidade que possa ser julgada, certo? Mas o que não faz sentido pra mim é relacionar temperatura, como ela é definida, com uma coisa que está nos extremos das leis que nós conhecemos. E é sempre assim: nos extremos, os nossos pontos de vista são bem fraquinhos.
      Te xingo sim, em voz alta, mas só se tu puder ouvir e se a gente puder beber um chopp logo depois, pra acalmar os ânimos! =P

      Excluir
    8. Nossa, um chopp num bar seria ideal para essa discussão não acha?

      Excluir
    9. Dizem que aí só dá cerveja aguada, mas deve ser mentira. Eu to fazendo mais um lote de mead, desta vez com um extrato de baunilha que eu mesmo fiz, e não tão doce. Depois disso, farei cervejas e já sei qual vai ser o nome: buraco negro.

      Excluir
    10. mais aguada comparada com qual cerveja, a alemã? Pq as daqui, pelo menos as que já tomei, são melhores q as daí...
      Acho q o nome buraco negro é bem sugestivo, se vc traduzir para o alemão vai soar ainda melhor!!!
      Olha como ficou no ggogle translate: Schwarzes Loch. Muito chique neh? e lá ainda eles dão apronuncia!!! Eu boto fé q vai ser um secesso, e depois q vc ficar rico e esquecer de mim, eu entro na justiça pedindo direitos autorais pelo nome hahahaha...
      Mas nesse caso, o buraco negro tem q ser frio, gelado, pra ser bom! rs...

      Excluir
    11. Ah, então se fizer sucesso e ficar rico, vou esquecer de ti? Ainda não vi a correlação, mas achei muito boa a tirada com a temperatura da Schwarzes Loch!

      Excluir
  5. O universo se expande para o puxadinho na laje.
    Os buracos negros são mornos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha... Melhor resposta até agora, no mínimo a mais precisa!

      Excluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!