quarta-feira, 25 de maio de 2011

questionamentos da meia-noite

Quando a gente sabe se é feliz?
É preciso provar de amargura
para se dar conta do quão doce a vida me é?
A ilusão da felicidade plena ocidental,
pandemia universal,
nos torna infelizes por nos fazer acreditar,
não que somos infelizes,
mas que podemos ser mais e mais e mais e cada vez mais feliz
E eu me pergunto, é possível que a felicidade seja exponencial?
Como a gente sabe se é feliz?
na lógica obscura que me permeia
surge o questionamento a essa filosofia barata da modernidade:
ser mais feliz hoje significa que ontem eu era infeliz?
Que o faz crer nisso? Porque crê nisso?
É necessário que se sinta infeliz para buscar a felicidade?
que comparativo se usa para tal?
Vale a pena encarnar Luísa,
ainda que por um ou dois dias,
para se certificar que sim?
Vou dormir me perguntando:
A gente sabe se é feliz?

Por Elita de Abreu.

3 comentários:

  1. Acho que a gente não é feliz, a gente fica feliz em alguns momentos.
    Você já viu o blog do Scott Adams, o autor do Dilbert? Aliás, você conhece o Dilbert?
    Ele tem umas teorias loucas sobre felicidade. Uma diz que quanto mais felizes somos, menos nos arriscamos (http://dilbert.com/blog/entry/happiness_and_risk/). Outra diz que a felicidade está em exercitar o bíceps da coxa (biceps femoris http://en.wikipedia.org/wiki/Biceps_femoris_muscle). Segundo ele, esportes e exercícios que exigem esse músculo fazem a pessoa se sentir bem. Vai entender... rsrs (http://dilbert.com/blog/entry/biceps_femoris_hypothesis/).

    Eu nem sei listar bem em que momentos me sinto feliz.

    ResponderExcluir
  2. Conheço o Dilbert sim...
    mas não conhecia o site dele, só as tirinhas... valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Ninguém pode ser feliz a todo momento.
    Uma hora ou outra acontecerão coisas que nos deixarão tristes, desanimados.

    Mas acho que a felicidade seria como uma "média" das situações de nossa vida. Seria como pesar as coisas boas e ruins, e encontrar um saldo positivo nesse balanço.

    Duas pessoas que tivessem uma vida "igual" poderiam se sentir felizes ou não... então isso depende também não só das coisas que acontecem, mas como nós nos sentimos e reagimos em relação a elas.

    Não acho que ser mais feliz hoje significa que antes vc era infeliz.

    Acho também que às vezes ocorrem mudanças que tiram de nossas vidas algo que nos tornava muito felizes. O constraste das duas realidades nos fará sentirmos muito tristes... mas a gente acaba também se adaptando, superando, e com sorte encontrando novamente a felicidade.

    ResponderExcluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!