quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Liberdade de expressão

Definição: Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito basilar nasdemocracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.1

Uma vez me perguntaram porque eu não fazia um facebook pra divulgar o meu blog. Na hora não respondi nada, fiquei a pensar.
Depois cheguei à conclusão de que não queria que meu blog ficasse assim "popular". Não é uma questão de elitismo, é que eu acho que as pessoas não estão preparadas para o que escrevo.
Tudo o que escrevo, minhas poesias, ensaios, contos, frases e até mesmo as notícias que posto falam sobre mim e exclusivamente sobre mim. São os meus sentimentos, as minhas opiniões, minha vivência, minhas crenças, minhas dúvidas, sou eu refletindo sobre o não eu que me constrói a cada instante.
Divulgo no blog porque quero dividir com algumas pessoas que considero importantes e não se sentem atacadas a cada letra. Faço-o aqui, porque esta é a forma mais fácil, e só por isso. 
E continuarei a fazê-lo, mesmo que mentes mesquinhas e egocêntricas continuem a me interpretar mal. É a minha liberdade de expressão, é á sua também.
Mas sabe o que me incomoda, ou melhor, me intriga?
É que os que se sentem "atacados", "destruídos", "difamados" (como eles dizem se sentirem), estão sempre ali no blog pra conferir se foram mencionados novamente, por quê?
Eu acho que sei a resposta...
Fiquem tranquilos "vítimas", vou continuar escrevendo, independente de vcs. Mas não pra vcs, nunca foi pra vcs!
Mas podem continuar aparecendo e manifestando o seu recalque.
Sejam bem-vindos à liberdade de expressão (se é que sabem o que isso significa...)

"Nunca havia provado um doce tão amargo. Menos mal que foi só uma prova e não todo o regalo"

4 comentários:

  1. Sabe que o Facebook ocupou uma lacuna importante da divulgação pessoal eletrônica, entre o twitter e os blogs? Tu já tem um blog, com toda a liberdade que ele dá, então tu não precisa de um facebook. Um twitter seria mais útil e te manteria imune à maior parte da fofoca.
    Falar nisso, eu percebi que entro no teu blog pra fofocar mesmo. É que é bom saber de quem tá longe sem ser invasivo e com a liberdade de escolher o horário em que a notícia chega.
    Mas ô Elita, por que mesmo que tu te incomoda com aquelas mentes parasitas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha... Fica à vontade pra fofocas rs...
      Eu tenho Twitter, fiz um há mto tempo atrás e depois de alguns meses de uso abandonei.
      Sei lá, não pegou...
      Pq eu me preocupo? Eu tb me pergunto isso.
      Algumas não é preocupação, acho q é pq eu fico mesmo é de saco cheio. Outras eu tenho que certeza q é pq eu me importo
      Outros pq estão sendo injusta, na minha opinião, e não consigo não combater essa njustiça.
      Mas eu não sei te responder isso com precisão,.
      É uma questão mto filosófica: pq vc se preocupa com os outros?

      Excluir
  2. A minha pergunta não envolvia preocupação, e sim incômodo. Às vezes é a mesma coisa, mas me diz: a tua pergunta é o porquê de eu me incomodar com os outros? Porque acho que não mereço ser pentelhado à toa, porque me falta psicologia pra entender o que essa pentelhação significa de verdade e porque eu acredito no meu potencial educativo, já que sempre dá pra salvar uma mente parasita. Pena que não funciona tão bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que é a quase a mesma coisa...
      Mas eu te entendi sim e compartilho do seu sentimento.
      Mas oh não da pra mudar os outros não, só a nós mesmo e se quisermos.

      Excluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!