quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Arca do Mané

Diante do caos que virou o Rio de Janeiro nos últimos dias, deixando a demagogia de lado (pois é obvio que há problemas estruturais e que eles veem se edificando ao longo de muitos anos sem ninguém fazer nada..) e também a parcela de culpa que cabe à natureza (só isso daria horas e horas de bate, mas não resolveria nada!), resolvi pegar carona no misticismo que tem-nos envolvido sobre o fim do mundo, lembrando aqui uma famosa passagem bíblica ( que também consta do Alcorão, na mitologia Irlandesa, e outras crenças menos conhecidas): A Arca de Noé.

"Conforme conta a história, cada uma a seu modo, Deus decidiu destruir o mundo por causa da perversidade humana, mas poupou Noé, o único homem justo da Terra em sua geração, mandando-lhe construir uma arca para salvar sua família e representantes de todos os animais e aves. A certa altura, Deus se lembrou de Noé e interrompeu o Dilúvio, fazendo as águas recuarem e as terras secarem. A história termina com um pacto entre Deus e Noé, assim como com sua descendência."(fonte Wikipédia)

Realmente, se fizermos uma comparação, o Rio de Janeiro dentre os índices de violência, é uma das cidades onde mais se observa a perversidade humana, a exemplicar com o fato de que durante o caos instaurado pela chuva essa semana, em muitos pontos houve arrastão, ou seja, as pessoas além de estarem em risco devido à chuva ainda foram submetidas à humilhação de serem roubadas e perderem suas vidas não pelo desejo da natureza e sim pela perversidade humana.
O que falta nessa comparação é um homem como Noé, que fosse digno de recerber um aviso divino e se salvar, pois nem mesmo os metereologistas conseguiram enviar um aviso a respeito da construção da barca da salvação...Ou, na pior das hipóteses, não somos decendentes de Noé.
Não vou entrar na questão DEUS, pois acho que ele anda ocupado demais com coisas mais importantes nesse universo tão grande, infinito diga-se de passagem. Na verdade, acho que depois que Darwin instituiu a lei da sobrevivência e evolução da espécie, DEUS ficou mais a vontade para cuidar de outras coisas, afinal a culpa não é mais dele, a culpa é de Darwin: "seleção natural".
Por fim, o que quero salientar é que, com um problema desse tamanho de pouco adianta procurar pelos culpados, uma vez que nada foi feito até que o problema se instaurasse. Cabe agora às autoridades e também a população que tem sido, por anos, omissa e submissa às condições que esta sendo submetida, prevenir, caso contrário, fazendo juz à teoria de Darwin, não passaremos de animais tentando sobreviver às leis da natureza: ou pela força ou pela adaptação, mas ainda como meros animais, sem Arca, e aí sim, estaremos bem próximos do fim do mundo!



Só para ilustrar o episódio pelo qual o rio de Janeiro tem passado, coloco um trecho de uma música da Nação Zumbi:

Posso sair daqui para me organizar
Posso sair daqui para desorganizar
Posso sair daqui para me organizar
Posso sair daqui para desorganizar

Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana
Da lama ao caos, do caos à lama
Um homem roubado nunca se engana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Liberdade de Expressão, exerça a sua!