terça-feira, 13 de abril de 2010

Elita no País das Maravilhas

Ontem, terminando de ler "AS AVENTURAS DE ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS", me deparei com a seguinte frase, dita pela duquesa a Alice, durante o jogo de croqué com a Rainha:

"Concordo plenamente com você", disse a Duquesa; "e a moral disso é 'Seja o que você parece ser'...ou, trocando em miúdos, 'Nunca imagine que você mesma não é outra coisa senão o que poderia parecer a outros do que o que você fosse ou poderia ter sido não fosse senão o que você tivesse sido teria parecido a eles ser de outra maneira'."

Incrivelmente, há nove anos atrás escrevi algo muito aprecido com isso. Digo incrivelmente, porque nunca tinha lido o livro e nem niguém o tinha lido para mim, e embora já tivesse visto o filme, tinha sido há muito tempo, quando eu era criança ainda...
Mas devido a grande semelhança das idéias e também por ser um tema que me consome: o que sou, fui e serei, e o que pareço ser, ter sido e virei a ser, acho que vale a pena deixar esse meu ensaio aqui:


"Quando eu acordei e vi que
eu não era mais quem eu fui
e que você não é mais
quem você era e que nós
não somos quem eramos
e que nada era o que já foi
porque tudo não é mais o que foi
e tudo o que foi não mais o é,
e tudo o que será nunca foi o que é
e o que era nunca é o que será,
e se tudo o que foi nunca será
e tudo o que era não mais o é
e tudo o que será nunca foi,
é, ou era aquilo o que realmente é,
então sou o que não era,
o que nunca fui e nunca serei,
porque sou apenas o que sou,
Eu."
.
Elita Selmara
15/05/2001

2 comentários:

  1. Acho que vi vc hoje perto da praça Onze. Era ou não era? Sei lá... a pessoa estava praticamente de costas. Da última vez que te vi vc nem se lembrou de mim: injusto! Eu não poderia esperar outra coisa, então não chega nem a ser triste, só injusto (ou é triste mas não é injusto?). Eu passava por vc cinco ou seis dias por semana no Guanabara em novembro de 2006 (isso mesmo, estamos ambos no "localizador de pessoas"), ainda bem que aquilo acabou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justo ou injusto, a recíproca é verdadeira, pois como não estive na praça onze hoje, isso significa que vc também não se lembra de mim!!!
      Estamos quites neh?! ;o)

      Excluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!