quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Para polemizar e debater...

Não concordo em gênero, número e grau, mas o texto levanta questões importantes sobre o machismo. E se até a ONU tem tomado iniciativas para combatê-lo, cabe a mim, mulher e também vítima do machismo, pelo menos debater o assunto. Frisando que machismo é uma forma de preconceito e todo preconceito tem como fundamento a ignorância. Então, vamos debater?
Lulu app: como o machismo atinge todos nós (fonte: Yahoo )
Por Carol Patrocínio | Preliminares – seg, 25 de nov de 2013 06:00 BRST
Todos os dias, de manhã, saio de casa com a mesma pergunta na cabeça: vou conseguir aguentar o mundo lá fora? Todos os dias pessoas que não conheço, que nunca vi na vida, que nunca teria vontade ou interesse de conhecer, falam o que pensam sobre mim sem eu ter a mínima intenção de saber.
Essa é a realidade da mulher. Todos os dias, totalmente cobertas ou de roupas curtas e decotadas, ouvimos a opinião alheia sobre nossos corpos, aparência e atitudes. Opinião de pessoas que nunca, sequer, falaram conosco ou dividiram minutos da nossa vida.
E aí aparece um aplicativo em que mulheres podem fazer isso com os homens (Lulu App). Pronto, todo mundo passa a achar que a objetificação é um problema, que os pobres homens não mereciam isso e que é extremamente perigoso falar sobre coisas que podem machucar os outros sem se preocupar com as consequências.
Calma aí, a gente fala sobre isso diariamente há anos e só agora as pessoas conseguiram notar quão errado é julgar e rotular as pessoas? Só quando você tira os privilégios velados que os homens carregam sem se importar é que objetificar virou pecado? Ou só objetificar homens é errado?
Julgar, objetificar e rotular pessoas por seu comportamento ou atitudes é errado. Ponto final. Não há discussão sobre isso. Mas eu, assim como milhares de pessoas por aí, somos humanos – é, tem uma parte das pessoas que são deuses e não sentem algumas coisas como nós, que ainda não atingimos a perfeição – e nos damos o direito de sentir um pouquinho de prazer quando quem nos machuca é machucado da maneira exata que age.
Talvez o aplicativo seja só mais uma besteira que vai durar uma semana e eu e algumas pessoas cansadas de lutar por um mundo melhor estejamos encontrando esperança onde não tem, mas o que vi nos últimos dias foram homens morrendo de medo que seus segredos caíssem na internet. Muitos desses homens também achavam ok quando fotos de garotas caiam na rede, já que elas eram burras de ter feito as imagens.
Vale lembrar que uma piada, por exemplo, é transgressora e engraçada quando é sobre o opressor. Quando ela é sobre o oprimido é apenas babaquice.
Meu sonho, nesse momento, é que a dor e o medo de ser humilhado publicamente apenas por ser quem você é transforme esses homens. Faça com que, cada vez que eles forem abrir a boca para fazer comentários sobre o corpo de uma desconhecida, algo dentro deles doa e soe como uma atualização do Lulu. “Nossa, eu não queria que fizessem isso comigo”, deve ser o pensamento que cada um deles vai ter.
É errado. Mas sou humana. Acredito que posso melhorar, mas por alguns dias eu quero ter, sim, o prazer de ver os privilégios sendo tirados, de ver a bastilha pegando fogo e de deixar que as pessoas notem, sozinhas, que o mundo não precisa mais desse tipo de relação tão superficial.
A parte triste de tudo isso é ver como as mulheres se sentiram poderosas com tão pouco: um aplicativo em que você faz análises superficiais de homens com quem você convive usando apenas palavras pré-definidas por alguém. Quando isso soa como libertário você não sente que vive totalmente presa em uma liberdade de mentira?
Há males que vem para o bem. E há oportunidades de transformar o sentido das coisas. Esse aplicativo poderia ser base para outro que aponta os caras que forçam a barra para transar, os caras que agridem e que colocam a dignidade da mulher em risco. Que tal deixar o mundo melhor transgredindo a utilidade que se espera das coisas?
Não tenho respostas ou a pretensão de tê-las. Prefiro dividir uma visão com um recorte diferente do que você encontra por aí e incentivar você a pensar, questionar e buscar mais informações para deixar o mundo melhor para todos nós.

16 comentários:

  1. O aplicativo é valioso demais pra durar pouco, e a CEO da empresa que criou tem planos para manter a fofoca em alta.
    Aí eu posso descobrir que algúem que não me conhece diz que eu sou mais barato que pão na chapa - isso aconteceu de verdade com um rapaz que está processando a empresa. Pra piorar, o comentário é anônimo.
    A iniciativa do Lulu é muito boa, mas quem usa o aplicativo não é. Se colocarem mais alguns limites, pode dar muito certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah meu querido, mas conheço muitos homens que inventam que saíram com mulheres que nunca sequer notaram a existência deles... Pode não ter sido exatamente o caso desse cara específico, mas, fez a fama, agora deita na cama!
      Eu mesma já passei por isso na adolescência. Um cara da minha cidade saiu espalhando q tinha ficado comigo. Esperei um dia q ele estava com a namorada junto de todos os amigos e fui tirar satisfação, e pra fechar com chave de ouro, tasquei-lhe um beijo na frente da namorada, falei bem assim: Já q vc anda dizendo pra todo mundo que ficou comigo, agora vai ter que ficar, eu não vou sair daqui enquanto vc não me beijar!
      Depois fiquei sabendo que naquele dia a namorada terminou com ele e nunca mais voltou! E os amigos dele passaram a chamá-lo de Menti (o apelido dele antes era Mitô).
      O cara deve me odiar hahahahaha...

      Excluir
    2. HAHA gente, quanta maldade nesse coração!
      Eu conheço muitos homens que merecem punições piores do que hashtags absurdas em um aplicativo infantil. Essa onda de críticas não vai mexer com eles.

      Excluir
    3. Pois é, se os machistas não fossem hipócritas, esse aplicativo não teria feito sucesso. Mas a verdade é que são e que estão preocupados sim com a sua imagem de machão.
      As exceções sempre vão existir! Melhor pra eles rs...

      Excluir
  2. Acho que estão tratando esse aplicativo como a salvação das mulheres e do feminismo quando não é nada disso. Ele vai ser o troco, a resposta, a solução pra séculos de opressão, violência ou abusos? O que acho que ele pode trazer é só algumas mulheres querendo dar o troco num cara que não correspondeu às expectativas dela e outras neuróticas procurando seu namorado pra ver o que falaram dele. Será que alguma que foi realmente ofendida por um cara vai se dar ao trabalho de fazer uma resenha nesse aplicativo e pensar que foi suficiente, que a justiça foi feita ou ela foi vingada.
    Mas fazer com que alguns caras repensem seu comportamento vale a pena sim, infelizmente, pelo que conheço de homens e mulheres, os mais escrotos não vão ser criticados.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu já tinha deixado claro, antes de publicar o texto, que não concordava com ele, e nem com o aplicativo (do qual só ouvi falar pelos jornais).
    Eu tenho uma opinião bem forte a respeito da luta contra o machismo. Na minha opinião, quando uma mulher tenta se igualar a um homem, seja por vingança, seja por feminismo ou o que for, ela está implicitamente passando a mensagem de que elas concordam que o homem é superior a elas.
    Ou alguém racional o bastante iria querer ser igual a um ser que considera inferior?
    Aliás, na minha opinião, esta regra se aplica a qualquer tipo de preconceito. quando a pessoas que sofre o preconceito tenta se igualar à que pratica, ela dá a carta de alforria para que este continue praticando o preconceito, pq ela está dizendo que ele é superior e que ela gostaria de ser como ele ( o que, os freudianos poderiam dizer ainda, que estas possuem o desejo de tb praticar atos preconceituosos, mas isso é tema para outro debate...).
    O fato é que homem e mulher são diferentes e ponto. Nem melhores, nem piores, só diferentes.
    E acho que seria uma lição muito mais bem dada aos homens, se todas as mulheres fossem exatamente do jeito que eles querem, recatadas, que só se casam virgem e veem no sexo algo santo, só para a procriação. O que tb é um hipocrisia machista, pq sério, duvido que seja este mesmo o desejo dos homens!
    Mas, enfim, como diria minha mãe, chumbo trocado não dói!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E teve aquele caso de 2006, onde a polícia teve que escoltar a menina das fotos despudoradas para fora da universidade. Gente, universidade é um parque de diversões sexuais. Se fosse uma igreja, quem sabe seria mais coerente. Nas fotos ela fazia sexocom dois homens, fantasia da maioria das mulheres sexualmente ativas, e mesmo assim um bocado de meninas a criticava. Tinham mesmo é que parabenizar! Veja só, os opressores ficam mais fortes quando encontram aliados entre os oprimidos. Mas aposto que os caras viram as meninas santas e recatadas segurando cartazes de "sua vagabunda" pra baixo como próximas presas, com as quais eles fariam tudo na cama. E aquelas santinhas sonhavam em serem tratadas como putas. Então me diz, como faz pra mudar a cabeça de oprimidas vira-casacas? É mais difícil que mudar a cabeça dos opressores, não é?
      Teve casos mais recentes, e o último foi o mais chocante. Enquando os opressores se acabavam em críticas e punhetas, a menina se matava e a mãe se tornava a mulher mais triste do mundo.

      Excluir
    2. Aproveita e diz aí como é esse negócio os istêites? Os filmes mostram meninas safadas e caras bobos, mas são só filmes.

      Excluir
    3. Olha só, acaba de pegar um preconceito seu (ato falho?). Por que fotos despudoradas? Não é isso que vcs querem ver na Playboy?
      Mas enfim, sim, os opressores encontram aliados sim nos oprimidos, quando estes não estão em foco. É tipo aquele ditado da vovó, muito usado na politica aliás: vamos falar do outro pra tirar o foco de mim!
      Mas sinceramente, não sei se é mais fácil mudar o oprimido que o opressor. Acho que quando o oprimido entende que aquele desejo não ;e vergonhoso e que ninguém tem nada a ver com isso (tipo, o foda-se o mundo), ele deixa de ser um aliado do opressor e passa a viver a vida dele sem se preocupar com a dos outros e com os outros.
      Quanto ao opressor? Não sei, acho que todo opressor é tb um oprimido... Os extremos se tocam!

      Excluir
    4. Velho! Demorei pra entender o que era istêites... Hahahaha
      Só consegui entender depois de ler no jornal a matéria sobre o diário de Alagoas que publicou um texto usando o Mussum Ipsum.
      Mas respondendo à sua pergunta, eu não sei, ainda não me integrei muito à cultura do Tio Sam!

      Excluir
    5. Sério, o meu uso de termos e palavras está mais ligado ao banco de termos e palavras que eu tenho do que com a idéia subjetiva que eles trazem. Fotos despudoradas é apenas a minha maneira de me referir a fotos que não se espera ver se o contexto não for sexual. Saca? Não tem julgamento ou opinião nisso, então não tem preconceito. Se facilitar, eu não posso mais dizer que todos são idiotas. Tenho que dizer que todos e todas são idiotas, porque senão eu estarei sendo sexista e etc!

      Excluir
    6. Ah nao sei nao... Despudorada eh uma palavra mto forte. eu ainda aposto no ato falho! rs...
      Mas serio, nao tem problema nenhum vc externar essa opiniao, vc nao precisa gostar disso. Tb se gostar, nao tem problema nenhum. O que pega mal eh ser hipocrita, eh achar um absurdo, por exemplo, que sua irma faca isso, mas comprar um playboy justamente para ver isso!

      No caso de todos, gramaticalmente falando todos, inclui todas tb. O fato de vc usar o o ao invez do a tem a ver com a palavra q se segue ( se esta eh masculina ou feminine). Nocaso todos sao idiotas (eu concordo! rs), vc pode argumentas q estava concordando com todos os seres humanos. Vc tb podia ter ditto todas sao idiotas, concordando com todas as pessoas sao idiotas , que tem o memso sentido da frase anterior.
      Se alguem te chamar de sexista por isso, vc manda a pessoa estudar gramatica antes de discutir com vc!!!
      Mas, enfim, para evitar problemas, faz a frase completa deixando claro de quem sao os todos de q vc esta falando!

      Excluir
    7. Eu tenho atos falhos às vezes, e percebo quase todos. Dias atrás eu falei pra um colega de futebol que o chute dele foi de mulherzinha, coisa de viado. Né, foi um chute muito ruim e por isso eu o comparei ao que uma mulher ou um homossexual faria, algo certamente muito inferior ao que um macho faria! É foda, mas eu percebo e me policio. É assim que se dizia quando eu era moleque e esses vicios de linguagem são teimosos.

      Excluir
    8. É acontece com todo mundo!
      E chama ato falho justamente pq a gente fica tentando se policiar ( esconder seria mais adequado).
      Mas é normal! Não somos um livro aberto...

      Excluir
  4. Outra hipocrisia idiota é essa dos caras que querem mulheres recatadas. Tenho muita raiva de caras que olham torto e falam mal de mulheres bem resolvidas, que vão pra cama com quem querem e fazem o que gostam na hora que a porta fecha. Na hora o cara até acha bom mas sai dizendo por aí que a garota não vale nada e não serve pra casar. Tá doido, com uma dessas é que eu quero ficar mesmo!! Esses aí merecem ficar com aquelas que beijam de boca fechada e transam com perna cruzada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo em gênero número e grau contigo!
      E o melhor de tudo é que isso foi uma opinião de um homem.
      Por isso somos amigos há tanto tempo... Mesmos valores, mesmas idéias!
      Ai que saudades!

      Excluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!