quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Para apimentar a discussão...

Meses atrás, um colega de classe, brasileiro, faço questão de identificar a nacionalidade, por que eu acho sim os brasileiros mais machistas, pelo menos por enquanto, e também os acho mais hipócritas quanto ao machismo e qualquer outro tipo de preconceito!; mas voltando... Um colega de classe perguntou se poderia estudar comigo fim de semana, pois ele estava com algumas dúvidas na matéria e achava que eu poderia ajudar.
Sem problemas eu lhe dei o endereço de casa, para que ele pudesse ir lá quando quisesse.
Chegando em casa, ele me pediu um copo d'água. Como eu tinha acabado de almoçar, toda a louça estava na lavadora (sim não é muita não, só o estritamente necessário). Sem graça por que eu não tinha um copo sobrando, eu expliquei a ele a situação e perguntei se ele aceitava água na xícara.
Mas a resposta não foi nada agradável...
O babaca simplesmente disse: Como assim não tem copo limpo, nessa casa não tem mulher não?!
O que a gente responde pra um babaca desses? (que por acaso está na sua casa te pedindo um favor)
Sério, eu fiquei com muita vontade de responder: Mulher tem o que não tem é empregada, mas se vc quiser se candidatar à vaga, acho que vc serve pra este emprego!
Mas...como não tava afim de confusão, me calei e apenas disse: Vai querer a água na xícara ou vai preferir descer e comprar a sua própria água? O copo limpo vai demorar...
Funcionou, o babaca ficou bem sem graça, mas não deixou de ser babaca, infelizmente!
Pra finalizar todas as dúvidas que ele tinha eu disse que não sabia (independente de ser verdade ou não) e ele saiu daqui, do jeito que entrou, sem resolver o problema dele!
Na verdade ele saiu pior do que entrou, pois além de ter perdido o tempo dele, perdeu uma amiga, perdeu a oportunidade de ficar calado, perdeu o respeito e ainda ficou apavorado com a prova, uma vez que mesmo sendo machista, ele supôs que a mulherzinha aqui sabia mais do que ele (claro, pq senão ele não pediria pra estudar comigo neh?!) e nem ela sabia resolver as dúvidas dele.
Só para constar, eu tirei uma nota melhor que a dele.
Mês passado ele veio de novo perguntando se poderia estudar comigo no fim de semana para a próxima prova. Disse que tinha compromisso. Novamente, eu tirei uma nota melhor que a dele.
Pobre desses babacas machistas...São tão tapados que se esquecem que algumas mulheres (gostaria muito que fossem todas!) não toleram o machismo tsc tsc tsc.



10 comentários:

  1. Só por saber lavar louça e cozinhar já teve quem perguntasse se meu irmão e eu éramos gays.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff... Bem típico. Isso só mostra que a mulher tb é machista, e de certa forma culpada, pq as mães não ensinam os homens a lavar, passar, cozinhar?
      Sempre disse isso, q a mulher, muitas vezes é mais machista que o homem. Eles estão o tempo todo se boicotando, é surreal!

      Excluir
    2. Eles não, elas... Apesar de que eles tb boicotam elas e eles mesmos! rs...

      Excluir
  2. E não era apenas brincadeira do cara? É brincadeira de idiota, mas ainda é brincadeira!
    Por outro lado, se ele realmente for machista, tu deve aproveitar qualquer chance de fazê-lo se sentir mal por isso. Nesse ponto eu to contigo, e se ele insistir, a culpa é dele e que seja jogado aos leões. Mas se ele ficar sem graça, será que não se trata de um candidato a ex-machista? E se assim for, tu não acha que desistiu cedo demais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim era uma brincadeira, igual à brincadeira: Hoje é dia de branco! ou O cara fez um trabalho de Negro!
      O nome dessa brincadeira é chiste!
      Originada do alemão Witz, que significa “gracejo”, a palavra chiste é encontrada na obra de Freud ("Os chistes e a sua relação com o inconsciente", 1901), pai da psicanálise, que define o chiste como uma espécie de válvula de escape de nosso inconsciente, que o utiliza para dizer, em tom de brincadeira, aquilo que verdadeiramente pensa.
      Ou seja, em tom de brincadeira, este babaca revelou o que ele realmente pensa, revelou-se um machista mal educado, que vai na casa dos outros pedir dois favores ( o do estudo e a água) e retribui com ofensas veladas em forma de piada!
      Aliás, ofensas veladas são as piores, pois não permitem ao ofendido que reaja a ela!
      Por isso prefiro as pessoas que dizem o que pensam na cara, sem vergonha de serem o que é!

      Excluir
    2. Esse papo de brincadeiras e verdades escondidas é bastante suspeito. Precisa conhecer bem a pessoa pra ter certeza que a correlação é direta ou inversa ou inexistente. Mesmo assim, mesmo que o cara seja machista e babaca, tu reagiu como uma pessoa ofendida, o que imediatamente transformou a "ofensa velada" em ofensa direta. Isso foi ótimo. O que veio depois da lição de moral é aquele bocadinho a mais que estraga o aprendizado. O boçal não vai deixar de ser boçal só porque tu tentou mostrar outra forma de pensar, então pode ser perda de tempo. Mas as tuas retaliações também não melhoram em nada, e agora nós temos certeza que ele continuará sendo um babaca.
      No fundo eu acho que é sobre a tua raiva do mundo, procurando oportunidades de se manifestar. Se for isso, o babaca se transforma em aliado.

      Excluir
    3. Suspeito por quê?
      Primeiro, psiquicamente falando, há 3 formas de vc acessar o seu subconsciente e externar os seus desejos e preconceitos: através dos sonhos, dos atos falhos e do chiste (essa brincadeirinha que sempre tem um fundinho de verdade). Este é um conceito bem definido e aceito pela ciência da pscicologia (veja bem q eu não estou falando de opinião neste caso).
      Segundo, desde os gregos, que já estudavam as artes cênicas, dentre os temas a comédia, o chiste é tido como uma dos formas de humor, junto com os trocadilhos ( que não tem propósito de ofensa ou verdades escondidas) e do clown (tb conhecido como o palhaço francês chata que satiriza suas próprias deficiencias, e acaba por ser muitos mais triste que cômico).
      Lição de moral para ti agora: cultura geral e temas que fogem ao nosso cotidiano tb fazem um bem danado e ajudam a eliminar alguns preconceitos. Aliás, conhecimento é o único antídoto contra o preconceito.
      ----
      Eu não dei lição de moral no cara, não perderia o meu tempo com isso, como não o fiz mesmo, despachei ele logo e de forma educada.
      As minhas retaliações (achei forte a palavra, mas td bem) não são pra melhorar a vida dele, e sim a minha. Da dele cuide ele!
      -----
      Por fim, eu não tenho raiva do mundo, só das pessoas, e nem é de todas, é só da s que eu conheci e são babacas (infelizmente a maioria, mas acho q já contava com isso hahahaha). Mas pode ser que vc tenha razão, pode ser q o babaca tenha se tronado um "aliado" no memento em que me permitiu reagir contra ele e expressar o q sinto e quem sabe até unir pessoas que pensam como eu contra uma mesma causa?!
      Faz parte do jogo :o)

      Excluir
    4. Affes, meu comentário não foi salvo quando deu erro. Vou escrever outra vez. (obrigado senho da luz e do universo por uma segunda chance #vtfsenhodaluzedagloria

      Lição de moral pra mim, mas não pro cara! Vivas! haha sério, pareceu lição pra ele, aqui de longe.
      Eu to lendo os livros do Leonard Mlodinow. É cultura geral, mas meio presa ao meu cotidiano. Leio blogs interessantes também, mas anotei a dica.

      Sobre o chiste, o problema não é o que ele representa sob o ponto de vista psicanalítico, e sim a tua interpretação. Tu é boa nisso, mas não é infalível. Nesse caso tu tinha razão, mas e se o cara tivesse flertando contigo, e tivesse um histórico de só ter segurança pra isso bancando o machão? E se ele tivesse lido erroneamente nos teus gestos que tu te amarra em homens estupidamente viris e tivesse tentando te derreter com um comentário machista? É absurdo, nem precisa dizer, mas quando se interpreta um chiste, tem que saber qualé a do cara. Eu to citando isso pra defender meu ponto de vista, tá? Não encana em justificar, porque eu já concordo contigo em tudo isso.

      Excluir
    5. Dahn... eu tava mais eh te sacaneando pq sei q vc tem um preconceitozinho contra pscicologia. Mas oh eu tb tinha e muito, mas ao dar uma chance muidei completamente de ideia, e olha q eu nao sou do tipo vira casaca hein?! rs...

      Mas sim, eu nao sou infalivel, ninguem eh! Mas o q vale eh o poder de convencimento ;)
      Se eu convencer a maioria da minha verdade ( q pode ser uma mentira) ela se torna a verdade!

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Liberdade de Expressão, exerça a sua!